WU HSING: OS CINCO ELEMENTOS – Academia da Coluna

WU HSING: OS CINCO ELEMENTOS

A teoria dos Cinco Elementos é representada na natureza pelo metal, água, madeira, fogo e terra. Estes mesmos elementos estão distribuídos em correlação com as cinco estações.

O metal ao outono, água ao inverno, madeira à primavera, fogo ao verão e terra “verão tardio”.

O Nei Ching faz menção a essa correlação de uma maneira magistral. Confira:

“… o leste cria o vento; o vento cria a madeira; a madeira cria o gosto azedo, este fortalece o fígado; o fígado nutre os músculos; os músculos fortalecem o coração; e o fígado governa os olhos.

Os olhos veem os mistérios do céu e descobrem o Tao entre a raça humana e a natureza. Sobre a terra há transformação e mudança, o que produz os cinco sabores, o segmento do Tao produz sabedoria, enquanto os poderes sobrenaturais florescem do misterioso.

Estes poderes criam vento no céu e madeira na terra. Dentro do corpo criam os músculos e dentro dos cinco órgãos criam o fígado. Dentre as cores criam o verde. Dão à voz humana a possibilidade de gritar.

Dos orifícios criam os olhos; dos sabores criam o azedo, e das emoções criam a raiva ou cólera. A cólera lessa o fígado, mas a compaixão contra-ataca a cólera. O vento é prejudicial aos músculos, mas o calor e a secura contrabalançam o vento. O amargo é prejudicial aos músculos, mas o sabor ácido alivia o amargo.”