YIN E YANG – Academia da Coluna

YIN E YANG

A Acupuntura fundamenta-se teoricamente nos princípios de Yin e Yang.

“Se todos na terra reconhecerem a beleza como bela, desta forma já se pressupõe a feiúra. Se todos na terra reconhecerem o bem como o bem, deste modo já se pressupõe o mal. Porque Ser e Não-Ser geram-se mutuamente”, Tao Te King.

Quanto à teoria do Yin/ e Yang, cabe notar uma pequena passagem do So Wenn, capítulos cinco e seis, que assinalam assim: “O céu foi criado por uma acumulação de Yang; a Terra por uma acumulação de Yin”.

Os caminhos de Yin e Yang são para a esquerda e para a direita. Água e fogo são os símbolos de Yin e Yang. Yin e Yang são a fonte de poder e o começo de tudo na criação.

Yang ascende para o céu. Yin desce para a terra. Portanto o Universo (Céu e Terra) representa o movimento e o descanso controlado pela sabedoria da natureza, que por sua vez garante o poder de gerar e crescer, de colher e armazenar, de acabar e recomeçar de novo.

Com relação ao corpo humano, Yang e Yin correspondem respectivamente à superfície e ao interior. Essa afinidade do Yin e Yang tem uma influência na saúde do homem.

A harmonia perfeita entre os dois elementos significa “saúde” e desarmonia traz a “doença e morte”.

O I Ching faz a seguinte menção à teoria do Yin e Yang: “A harmonia entre o Yang e o Yin do Universo é chamada Tao”. “Aqueles que têm a verdadeira sabedoria permanecem fortes, enquanto que os que são desajuizados crescem fracos e envelhecem.