A expressão Carpe Diem, em latim, significa “colha o dia ou aproveite o dia de hoje”. A frase que completa o sentido de Carpe Diem, é a seguinte: “Carpe Diem, Quam Minímum Credula Postero ou seja, “Aproveite o Dia de Hoje e Confie o Mínimo Possível no Amanhã”.

Para o autor dessa frase, o poeta e filósofo romano Horácio Flaco (65 a.C. – 8 a.C.), a sabedoria consiste em saber aproveitar o presente, porque se sabe que a vida é breve, assim, não se deve gastar o tempo com coisas inúteis.

“Carpe Diem, Quam Minímum Crédula Postero”, chama-nos a atenção para vivermos o presente ao máximo, usufruindo-o intensamente, sem pensar no que o futuro nos reserva, sem a preocupação com o amanhã, porque o amanhã a “Deus pertence”.

Clarice Lispector, escritora brasileira, provavelmente se inspirou em Carpe Diem ao anunciar que a vida deve ser aproveitada sem questionar, mergulhando na aventura sem hesitação:

Renda-se, como eu me rendi.
Mergulhe no que você não conhece,
Como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender,
Viver ultrapassa qualquer entendimento.

O viver nos dizeres de Horácio e Clarice, embora possam parecer com a ideia popular do “chutar o pau da barraca”; “que tudo mais vá pro inferno” refrão da música de Roberto Carlos; ou, no dito: “quero mais é aproveitar a vida, afinal, dessa vida não se leva nada”, não é bem assim, o que eles estão a nos dizer é o seguinte: viva o dom de Deus intensamente, a cada momento, contente com o que é dado a você, não cobice a riqueza do outro. Faça acontecer o que precisa ser feito, agora!

Ou, faça tudo que estiver ao seu alcance para melhorar sua qualidade de vida, não perca tempo com coisas inúteis, pois, quer queira ou não, o tempo passa e, pode ser, que ao acordar não tenha tantos “agora” à sua disposição para realizar seus sonhos.

Portanto, a questão é: dedique-se e emagreça intensamente agora, não perca tempo se comparando ou competindo com outras pessoas, sempre, haverá alguém melhor ou pior que você e, o mais importante, emagreça com saúde, sem subterfúgios, com os pés no chão – realize-se!

banner prove

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado