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TÊNIS EMAGRECE?

 

Na cidade onde nasci, Ibiá nas Minas Gerais, até a década de 70, não se via tênis Mizuno, Adidas ou Nike, pendurados nas janelas ou sacadas dos edifícios para secar. Obviamente que isso acontecia, primeiramente, porque ainda não existiam estas marcas, pelo menos por lá, e segundo, porque não tinha edifícios na cidade.

Naquela época, as mães que tinham crianças pequenas gordinhas, eram consideradas “boas mães”. Mesmo assim, era raríssimo ver circulando pelas ruas da cidade pessoas com sobrepeso e muito menos obesas.

Ao invés de tênis de marca como hoje, usávamos sapatos Vulcabrás e botinas emborrachadas, que durava uma “eternidade”. Os tênis que não eram conhecidos como tênis, era o bamba, conga e o ki chute. Estar calçado com qualquer um deles ou, com um simples sapato de couro ou chinelo de dedo, era para a maioria dos moradores um “luxo”. Andar descalço era muito comum.

Em Ibiá da minha geração, como no resto do Brasil a obesidade não chegava a preocupar as autoridades. Atualmente, 54% da população brasileira estão acima do peso.

Não tínhamos em Ibiá, Pizza Hunt, Mac Donald, feijoada, churrasco, vídeo game, TV a cabo, smartphone e pasmem, não tínhamos sequer Internet e tampouco shopping Center, rá, rá, por lá, comidas eram feitas com banha de porco e, comprávamos na venda para pagar no final do mês.

Não se comprava roupas pela marca da loja, mas pelo nome do tecido.

Pode se dizer, que hoje, praticamente cada pessoa tem pelo menos um par de tênis, mas apenas 27% da população mundial, usa-os para fazer exercícios físicos. Frequentemente são usados para ir aos shoppings, trabalho, viagens, escolas ou para zanzar por aí.

Tênis foram planejados para nos proteger contra impactos nas articulações de calcâneos, solados dos pés, joelhos, coluna vertebral, especialmente, na prática de atividades físicas. Tênis é que nem Bombril, tem mil e uma utilidades.

O custo benefício do tênis para a prática de exercícios físicos é incomparável ao uso para outros fins. Por exemplo, para caminhar ou correr não faltam benefícios para o sistema cardiorrespiratório, fortalecimento de músculos e tendões, no emagrecimento e controle do peso, no psicológico etc.

Tênis emagrece? Se você caminhar 5 vezes na semana por 45 minutos por vez, terá caminhado algo em torno de 4 km por dia; 20 km na semana; 80 km em média por mês. Considerando que em cada caminhada você pode gastar por volta de 250 kcal; na semana pode atingir até 1.250 kcal, ou seja, 312 grama de peso, logo, em um mês pode reduzir até 1.248 Kg. Ora, tênis nos pés e uma boa caminhada emagrece de verdade!

 “Quem quer, dá um jeito! Quem não quer, dá desculpas.”  

Gaspar Camargos: Orientador do PROVE-Programa de Valorização da Vida pelo Emagrecimento Saudável

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