A Obesidade tem Cura? 

O estado de plena saúde definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a seguinte: “Saúde não é apenas a ausência de doença, mas uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. ”

A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: Existe alguém em “perfeito bem-estar físico, mental e social”?

Não é que não exista, mas acredito, ser bastante restritos indivíduos que desfrutam deste estado “perfeito” de saúde. Penso haver sempre, uma falta a ser preenchida por nós, seja ela de natureza física, psíquica ou social.

Seguindo ao pé da letra a definição da OMS, a obesidade configura-se como doença, afinal, mesmo que o sujeito obeso, apresente um estado de ausência de doença, ainda assim não gozará de um perfeito bem-estar físico, mental e/ou social, até porque, estes atributos oscilam frequentemente.

No entanto, o problema não para por aí, a questão principal é que, ao enquadrar a obesidade neste conceito, a OMS abriu as portas para que as pessoas obesas pudessem ser “curadas”, através de medicamentos e cirurgias.

Talvez, devêssemos perguntar o seguinte:  A Obesidade tem Cura?

Podemos verificar por nós mesmos, que não, não nos moldes da cura preconizada pela medicina. Mesmo que considerássemos a obesidade como doença, não seria como uma doença meramente física a ser extirpada, pois, por trás do fisiológico, assenta sobretudo, o psíquico com suas complexidades.

Infelizmente a ideia de cura da obesidade por intermédio de medicamentos e cirurgias, a meu ver, não é um meio desejável. É inviável calar as vozes e sonhos inconscientes do sujeito obeso através desses mecanismos.

Rosane Camargos – Psicóloga Orientadora do Prove – Programa de Valorização da Vida pelo Emagrecimento Saudável. Fone: 61-3356-4428 –98155-0614 –  www.gasparcoluna.com.br

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado