A expectativa de quem entra no PROVE®, num primeiro momento, com raríssimas exceções, é de um tremendo entusiasmo. Esse entusiasmo “adrenalilico”, se manifesta com maior intensidade, principalmente na primeira semana, quando há perda expressiva de peso.

As mudanças nos hábitos engordativos da primeira semana, interferem na reorganização fisiológica do organismo, descartando excessos de líquidos e toxinas corporais, preparando-o para o processo de emagrecimento, que virá nas próximas semanas e meses subsequentes.

Porém nem tudo são flores, algumas pessoas não conseguem emagrecer na primeira semana. Nestes casos surgem duas situações: tomam o ocorrido como lição, erguem a cabeça e seguem rumo ao sucesso ou, inconscientemente desistem intempestivamente, para não exporem suas fragilidades e/ou, desistem por outros motivos, como por exemplo, inadequação ao programa.

Um dos fatores que mais levam à desistência em função do fracasso na primeira semana, e/ou primeiro mês é o desejo de emagrecimento rápido. Ao depararem com essa impossibilidade as pessoas preferem desistir ao invés de lutar pela conquista.

Noutra vertente temos aquelas situações onde o Provador(a), vai se sentindo cada vez mais confiante e feliz pelos resultados alcançados, notadamente pelo reconhecimento dos amigos, familiares e pela melhoria da qualidade de vida.

Em qualquer que seja a situação, existem momentos no percurso do tratamento que são bastantes desafiadores para os parceiros do PROVE. Por mais entusiasta que esteja o Provador(a), gratificados pelos resultados que estão alcançando, chegam-se a um determinado momento em que o entusiasmo declina-se perigosamente.

Como tudo que sobe um dia desce, a fase de declínio do entusiasmo ocorre tanto no PROVE® quanto em qualquer outra técnica de tratamento para a obesidade, inclusive por intermédio da cirurgia bariátrica. Na bariátrica o entusiasmo efervescente ocorre acentuadamente até os 3 primeiros anos, a partir daí, vai cedendo lugar para o comodismo e ganho de peso

A pergunta que deve fazer a si mesmo é a seguinte: O que devo fazer para manter o entusiasmo durante e após o processo de emagrecimento? Paciência e persistência eis a questão! Emagrecer não é algo que ocorre com dia e hora marcada, é um processo em andamento ao longo da vida, quando mais tempo se dedicar à terapêutica, maiores serão as chances de emagrecer e de se manter magro.

Finalmente, entusiasmo é uma construção diária, quanto mais focado estiver no PROVE®, mais condições terá para alcançar a meta desejada.

banner prove

 

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado